Dia das mães: saiba como prestar uma bela homenagem.

Data: 09/05/2023
Categoria:
dia das blog

O dia das mães é uma data muito especial, em que homenageamos a pessoa que nos deu a vida, e transmitiu tantos ensinamentos. Realizar uma homenagem neste dia é uma forma de demonstrar gratidão, ainda que ela não esteja mais presente fisicamente nesta vida. Lidar com o luto é sempre um desafio, especialmente em algumas datas comemorativas importantes. Nessas circunstancias, surge a saudade, as lembranças e as reflexões. A tristeza pela perda faz parte do momento, mas é preciso buscar um novo significado para essa celebração tão bonita. Nosso artigo traz algumas dicas para quem quer homenagear a mãe que já partiu.

Prepare a comida preferida dela:

O dia das mães é tradicionalmente celebrado em família, sendo muitas vezes uma oportunidade de reencontro para todos. É comum que, depois do falecimento da mãe, esse habito se perca e a ocasião se transforme em uma data triste. Mas uma maneira de manter a memória da pessoa viva é continuar com as celebrações das quais ela gostaria de fazer parte. Assim, compartilhar a data com pessoas queridas e manter fortalecido os vínculos e as lembranças ajudam a tornar o dia das mães menos triste, além de trazer uma maior sensação de amparo. Assim, ao redor da mesa, junto à comida, vocês poderão celebrar a data e fazer uma homenagem.

Escreva uma carta para sua mãe.

Todas as celebrações e formas de lidar com o dia das mães podem trazer maior conforto, mas também alguma tristeza. A saudade é inevitável e a dor da perda pode se acentuar em momentos assim. Entenda que isso é algo natural e até saudável, já que perder uma pessoa com quem temos um vínculo tão forte é algo difícil de enfrentar.

Você pode escrever esses sentimentos em forma de carta, colocando-os em palavras. Essa é uma maneira de estabelecer uma conversa com a pessoa que se foi, desabafar, contar o que sente e o que aconteceu desde sua partida.

Nem sempre é possível conversar abertamente com uma pessoa próxima sobre algo tão íntimo. Por esse motivo, a escrita é uma grande aliada para trabalhar os sentimentos e resgatar a sensação de proximidade com quem se foi.

Abra a caixa de lembranças.

Se você possui uma caixa de memórias, com fotos e lembranças especiais, no dia das mães abri-la é uma boa alternativa. Se desejar olhe a caixa sozinho, ou então no almoço ou jantar com a família. Porém, caso você não tenha feito isso, a data pode ser ótima para montar uma caixa de recordações. Peça para que os membros da família levem objetos simbólicos para ajudar.

Conte histórias dela.

Durante a refeição ou até depois, relembre histórias engraçadas ou marcantes que vivenciaram juntos. Isso garante que a homenagem no dia das mães seja repleta de amor e carinho. Assim, aqueles que não tiveram muito contato com sua mãe em vida, como um irmão pequeno, têm a oportunidade de conhecê-la um pouco mais por meio dessas memórias.

Leve flores ao túmulo.

Levar flores a túmulo também é uma ótima forma de fazer uma homenagem no dia das mães. Sendo muito respeitosa, essa tradição tem por objetivo representar ciclo de vida e alegrar os cemitérios. Busque colocar flores que tenham algum significado, ou então a que representa algo para sua mãe.

Todavia, caso a matriarca tenha sido cremada e não haja um túmulo, existem outras soluções, por exemplo, ir ao local onde as cinzas foram despejadas e deixar flores. Ou então, se você e seus familiares plantaram uma árvore com seus restos, é possível coloca-las perto da raiz.

Relembre antigos sonhos.

Por fim, para fechar a homenagem no dia das mães, relembre antigos sonhos, desejos que ela tinha em vida e se é possível realiza-los. Por exemplo, abrir uma ONG para animais feridos, ajudar mais a comunidade, entre outros. Procure terminar esses sonhos, pois assim a memória da sua mãe impactará outras vidas.

Procure ajuda se achar necessário.

É válido destacar que cada família tem sua própria dinâmica de relações, portanto, as formas de homenagem devem respeitar as práticas que trazem maior conforto e tranquilidade para essa data.

Embora seja natural reviver a tristeza e se sentir mais emotivo no dia das mães, se o luto for tão difícil de seguir em frente, é importante buscar apoio profissional. O acompanhamento psicológico ajuda a trabalhar os sentimentos, para que seja possível continuar vivendo feliz mesmo com a saudade.

Como vimos, as homenagens do dia das mães são importantes mesmo quando essa figura não está mais presente na família. Compartilhar o momento com pessoas próximas e garantir que a data tenha uma celebração por tudo de bom que a mãe representou, faz com que a memória esteja sempre viva e o carinho se fortaleça.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?