O que é arte Tumular?

Data: 20/12/2022
Categoria:
arte tumular cogo

A arte tumular é uma forma de expressão presente nos cemitérios, geralmente com o objetivo de simbolizar o sentimento que uma família quis deixar a um ente querido.

Abrange esculturas, inscrições, e até plantas, ela diz respeito a todo o conjunto de imagens que compõem as relações com a morte e a construção de memórias.

Se pensarmos em pontos históricos famosos no mundo, podemos resgatar os cemitérios como forma de simbologia. As pirâmides do Egito, por exemplo, são esculturas que resguardam a memória dos faraós.

Nesse sentido, apesar de serem locais associados essencialmente à tristeza, os cemitérios também são lugares que contam histórias, permitindo a compreensão de como um grupo social lida com a morte.

Além disso, eles podem ser um local de reflexão e por isso a arte tumular é tão importante. Com ela, os túmulos podem ser uma forma de representar quem foi uma pessoa, e eternizá-la, também podem ser uma forma de representar o sentimento da família em relação à sua morte.

Simbologia.

Para mostrar tanta expressão, de tantos sentimentos que estão presentes, os artistas utilizam uma simbologia bastante vasta. Os símbolos mais utilizados neste gênero artístico são:

  • Anjos: seres celestiais que fazem ligação direta entre o mundo divino e o mundo terreno. A palavra anjo significa mensageiro ou enviado, os anjos também são uma das esculturas mais utilizadas nos cemitérios, e podem ser usados de formas diferentes. Podem estar de asas abertas, remetendo ao voo da alma até o céu, ou carregar a pessoa falecida, garantindo a segurança de sua travessia. Outra possibilidade são os anjos chorando, que simboliza o luto;
  • Jesus: para os cristãos, foi o responsável pela chance de salvação através do seu sacrifício;
  • Bíblia: livro sagrado dos cristãos;
  • Cruz: representa a crucificação de Cristo. Símbolo do sacrifício pelas almas de todas as pessoas;
  • Pomba: símbolo que para os cristãos representa o Espírito Santo;
  • Mulher velada: é muito comum em jazigos de família, isso porque a mulher velada é utilizada para expressar o luto, a saudade e a tristeza. Assim, ela pode representar uma viúva chorando pelo parceiro ou simbolizar a dor de uma família que perdeu seu ente querido;
  • Chama acesa: a chama acesa faz referência à imortalidade. Significa que é uma alma que não se apaga, mesmo diante da inexistência do corpo material;
  • Ampulheta: outro símbolo utilizado na arte tumular é a ampulheta, que faz referência ao tempo que temos e utilizamos ao longo da vida;
  • Simbologia Cristã: Para pessoas cristãs, pode ser utilizada a imagem de Jesus carregando a cruz ou de Maria chorando pela sua morte. É uma forma de devoção à salvação oferecida por Jesus Cristo;
  • Família unida: como o próprio nome já diz, faz referência a uma família que foi fortemente unida em vida.
  • Portas: as portas abrem passagem para a travessia após a morte, simbolizando que não é apenas um encerramento, mas também um começo.

Além desses que foram citados, é muito comum a utilização de pessoas, isso acontece porque na maior parte das obras, é montada uma espécie de cena fúnebre, realizando uma bela composição para representar determinado sentimento.

Em grande parte das cenas, elas são compostas por pessoas em posições mais expressivas que representam toda tristeza do momento. Mas isso é um panorama geral, a forma como a arte será idealizada pode ser escolhida livremente.

Um cemitério bastante famoso por essas obras é o Père-Lanchaise, que fica localizado em Paris, na França.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?