Filmes que irão te ajudar na superação do luto.

Data: 09/02/2023
Categoria:
capa filmes

O luto é um processo muito difícil e doloroso. Vivenciar a perda é fundamental para passar e superar os 5 estágios de luto que propõe a psicanálise: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Isto porque, muitas vezes, não conseguimos explicar o que estamos sentindo diante da perda de alguém muito querido. Mas, os livros e os filmes, podem traduzir este sentimento por meio da arte.

Desta forma, os filmes sobre luto podem ser uma boa opção para ajudar a superar os dias mais tristes, em que a saudade aperta, proporcionando um novo olhar. Assim, muitos livros, filmes e músicas sobre o tema foram sendo feitos, ao longo dos anos, para ajudar às pessoas nesse momento difícil, e ver como os outros conseguiram seguir em frente.

Então continue a leitura, pois no blog de hoje, listamos alguns filmes para refletir sobre o luto que talvez você ainda não conheça, e caso você esteja passando por um momento difícil após a perda de alguém, dê um play na nossa lista de filmes para refletir o luto e se inspire na arte para conseguir seguir em frente.

Beleza oculta

Beleza oculta é um clássico filme sobre luto! Estreado em 2016, o roteiro conta a história de Howard, um promissor publicitário que entra em profunda depressão após a morte de sua única filha.

Howard fica isolado, se afasta dos amigos e do trabalho, e passa a escrever cartas para a morte, o tempo e o amor. O que ele não esperava, é que estas três forças do universo o responderiam.

Assim a morte, o tempo e o amor tentam ensinar ao publicitário o valor da vida e as experiências que ela ainda pode proporcionar, mesmo depois da perda de um ente muito querido.

Up – Alltas aventuras

Up- Altas aventuras é uma das animações mais adoradas da Pixar. Lançada em 2009, é um filme sobre o luto de Carl. Este idoso vive em um estado de tristeza profunda com a perda de sua amada esposa, Ellie.

A única motivação de Carl é realizar o antigo sonho de sua esposa de se mudar para a América do Sul. Contudo, uma amizade inusitada com um garoto de 8 anos muda a forma como ele encara seu luto. O filme mostra o difícil processo de lidar com a dor da perda de um ente querido. E as diferentes formas que a vida nos ajuda a superar.

Com o apoio do amigo, Carl aprende um novo jeito de ver e aproveitar a vida. Com isso, ele finalmente parte para novas aventuras e se permite amara novamente outras pessoas e momentos.

As cinco pessoas que você encontra no céu

O filme as cinco pessoas que você encontra no céu, que estreou em 2004, traz uma adaptação da história que foi contada no livro de mesmo nome e é um bom filme para refletir sobre o luto.

O audiovisual conta a história de Eddie, um idoso que teve uma vida muito dura e, no fim da vida, trabalhava como responsável pela manutenção de um parque de diversões. Mas, um imprevisto acontece e Eddie morre.

Ao chegar no céu, ele encontra cinco pessoas que fizeram parte da sua vida e que o ajudam a entender como nossas ações impactam na vida de outras pessoas. Mesmo que, muitas vezes, não nos demos conta.

Como eu era antes de você

Como eu era antes de você é uma adaptação, lançada em 2016, do livro de mesmo nome da autora Jojo Moyes. A trama conta a história de Wil, um milionário aventureiro que fica paralítico após sofrer um acidente.

O personagem passa, então, a contar com o suporte de uma divertida cuidadora, a Lou, pela qual se apaixona no decorrer do filme. Os dois têm uma ótima relação até que uma situação impede que continue juntos.

O longa mostra que devemos sempre aproveitar ao máximo todos os momentos que temos ao lado das pessoas que amamos enquanto eles ainda estão ao nosso lado. Assim, poderemos seguir em frente sem arrependimentos.

Bônus: Para os fãs de literatura, o livro tem uma continuação chamada “Depois de você”, que conta como Lou lidou com a perda do namorado, conseguiu seguir em frente e se abrir novamente para a vida.

As mães de Chico Xavier

As mães de Chico Xavier, estreado em 2011, é baseado em histórias reais do livro “Por trás do véu de Isis”, de Marcel Souto Maior, que é resultado de uma investigação jornalística sobre a psicografia.

A trama conta a história de três mães que veem sua realidade mudar repentinamente. Entre elas, temos Elisa, uma mãe que tenta superar, junto com o marido, a perda de seus filhos.

Assim, as mães de Chico Xavier é um filme para refletir sobre o luto e sobre a esperança por meio de uma mescla de espiritualidade e religiosidade atrelado ao sentimento de perda.

A Cabana

A cabana é mais um clássico adaptado da leitura. Estreado em 2017, o audiovisual é um filme sobre luto a partir de uma mistura de suspense e religiosidade que nos cativa ao conhecer a história.

A trama conta a história de um pai que precisa lidar com a morte precoce de sua filha, que foi assassinada durante um acampamento. Mas, o corpo da menina nunca foi encontrado e o pai sente um chamado para retornar à cabana, onde recebe uma ligação muito importante.

O filme tem um grande potencial para ajudar a identificar as fases do luto e pode ser um ponto inicial para começar a entender a partida daqueles que amamos.

Viva a vida é uma festa

Esse filme explica a morte de uma forma lúdica para as crianças. Viva, aborda o luto de forma alegre, colorida e fácil de ser compreendida pelos menores. Tudo isso por meio de uma história que retrata a celebração mexicana do “Dia de Los Muertos”. A animação mostra o mundo dos mortos como um lugar alegre e festivo, recheado de cores e música.

Porém, a maior mensagem do filme está em ensinar que a memória é o lugar onde mantemos o carinho por aqueles que já partiram. Enquanto forem lembradas, elas nunca deixarão de existir.

O quarto do filho

O quarto do filho é um filme sobre luto, lançado em 2021, que conta a história de um psicanalista e sua família enquanto tentam superar o trauma da morte acidental de um dos filhos.

Nesta trama, o pai se sente culpado, enquanto a mãe e a irmã se afundam e se isolam, cada vez mais, em sua própria dor. Tudo isso, até que uma visita inesperada força a família a confrontar seus sentimentos.

O filme retrata a fragmentação familiar e como isto dificulta para que eles possam compartilhar a dor uns com os outros e, assim, superar o momento tão difícil da perda de alguém da família.

P.S Eu te amo

P.S Eu te amo conta a história de Gerry e Holly, um casal que perdidamente apaixonado e feliz. Quando Gerry morre, contudo, Holly perde a vontade de viver. Até que ela descobre cartas do marido, para ajudá-la nesse momento.

A personagem entra em profunda depressão e desgosto pela vida. A dor da perda de um ente querido é sempre difícil e a protagonista retrata fielmente a angústia desse momento. O filme é um clássico que busca mostrar como a partida de um ente querido não quer dizer que ele não fará mais parte de nossas vidas. De onde estiverem, aquele que partiram sempre vão querer nos ver bem.

Gostou das dicas? Então, de um play, pois estes filmes sobre luto podem te ajudar a ter uma nova visão sobre a morte, e seguir em frente.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?