Ideias de atividades para idosos.

Data: 31/01/2023
Categoria:
idoso arte

A rotina agitada dos anos de trabalho ou cuidado com a família costuma acalmar na terceira idade. Assim é comum que os idosos fiquem com mais tempo livre e, em muitos casos, sintam-se mais sozinhos. Então é fundamental saber como ocupar a mente nessa fase da vida. Um dos desafios do envelhecimento é procurar meios de se sentir ativo, a fim de afastar a solidão e problemas de saúde em geral. Atividades de lazer e passatempos podem ser muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade.

Além de servirem para melhorar o humor e a qualidade de vida, outros benefícios também são facilmente percebidos, como a melhora da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas. Com essas atividades, fica mais fácil evitar problemas de saúde comuns ao envelhecer. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, quase metade dos idosos brasileiros (48,9%) sofre de mais de uma doença crônica, e uma das mais graves é a depressão, que acomete cerca de 9,2% da população idosa do país.

Para ajudar a escolher uma atividade e evitar esses problemas, separamos algumas dicas confira!

Quebra-cabeças

Além de ser uma atividade divertida e que ocupa bastante tempo, montar quebra-cabeças também uma forma de estimular a percepção, o raciocínio e a concentração. Outras atividades também podem ser realizadas junto com ele, como o jogo da memória e outros jogos de tabuleiro, que exercitam a mente.

Bingo

O bingo já é um clássico divertido e simples, ele não só estimula o convívio com outras pessoas, o que contribui para a saúde mental, mas também ajuda a trabalhar a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação dos idosos.

Musicoterapia

Usando a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), a musicoterapia ajuda na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual dos idosos, sendo uma ferramenta importante para aumentar seu bem-estar e melhorar sua saúde. Ela pode ser feita só com um musico terapeuta ou com uma equipe de saúde multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, e fisioterapeutas e outros.

Dança

Dançar é uma atividade que une diversão, exercícios físicos e interação com outras pessoas. Através da dança, os idosos podem formar grupos de amigos, garantindo o benefício das relações afetivas, além de serem capazes de manter a saúde do corpo.

Oficina de culinária

Aprender novas habilidade é sempre bom. Nas oficinas de culinária, os idosos exercitam a memória e atenção fazendo pratos que gostam e eu podem ser consumidos por eles mesmos. Quando feitas em grupos, elas também estimulam a criação de novos laços afetivos, muito benéficos para a saúde emocional dos idosos.

Ioga

A Ioga é uma atividade leve que trabalha com exercícios de postura, equilíbrio, flexibilidade, respiração, meditação e concentração. Além dos benefícios físicos, ela também ajuda muito na parte espiritual e emocional, aliviando o estresse e relaxando corpo e mente. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, os idosos que querem começar a praticá-la devem consultar um médico antes para saber se podem realizar todos os exercícios.

Artesanato

Seja através de pintura, desenho, escultura ou decoração de objetos, o artesanato é uma atividade ótima para pessoas de qualquer faixa etária. Além de ser relaxante, ele também melhora as habilidades motoras e a coordenação, permitindo também que a pessoa se expresse e tenha mais autoconhecimento, fatores importantes para evitar a solidão e a depressão.

Jogos de cartas

O baralho incentiva a competição, o espírito de equipe e a superação de desafios. A diversão é complementada pelo exercício da atividade mental. Trabalhando o raciocínio lógico e rápido e o planejamento para jogadas estratégicas, mantendo a capacidade cognitiva em dia.

Criar algo novo

Alguns ótimos exemplos estão relacionados às artes como: desenho, pintura, escultura e teatro.

Essas atividades podem ser muito divertidas, inclusive favorecendo a criatividade e o ânimo. Quando um idoso cria algo novo ele pode descobrir um outro talento, um hobby, algo que aumenta sua autoestima e a esperança de explorar novo projetos e caminhos. E porque não aproveitar a companhia dos netos para desenhar e contar histórias?

Cuidar do jardim

Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina o exercício físico com a criatividade ao ar livre.

Para o idoso, a jardinagem é um passatempo muito exigente porque o força a estar em constante movimento. O “Jardineiro” preciso se inclinar, levantar, caminhar, ajoelhar, alongar e sentar, dentre outros exercícios, e isso pode ser uma boa forma para se manter ativo.

O simples fato de mexer na terra proporciona também contato com a natureza. É possível inclusive, cultivar um jardim de vegetais comestíveis, o que irá permitir ter sempre temperos e legumes frescos nas refeições.

Restaurar algo antigo

A restauração pode ser um passatempo muito divertido, especialmente para as pessoas que são ágeis com as mãos.

Existem vários exemplos de coisas antigas bem-sucedidos que foram corretamente remodeladas por pessoas idosas, como por exemplo: carros, motos e até casas.

Por outro lado, não há necessidade de fazer algo grandioso, pode ser apenas restaurar pequenos objetos. É uma ótima maneira de ocupar o tempo livre do idoso e mantê-lo ativo e produtivo.

Certamente, existem várias atividades a serem exploradas e utilizadas no convívio com idosos. O mais importante é ter a sensibilidade para compreender o perfil e a necessidade do indivíduo. Há um consenso geral que quanto mais envelhecemos, mais passamos a agir como crianças. Conclui-se então que brincadeiras serão sempre bem-vindas, na infância ou na velhice. Elas proporcionam alegria e bem-estar e deveriam fazer parte do nosso cotidiano, não importa a idade!

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?