Mais dicas de livros para explicar a morte para crianças.

Data: 07/11/2023
Categoria:
capa

Como a morte é algo difícil de lidar para quem é adulto, geralmente os pais e familiares também encontram dificuldades em abordar o assunto com os pequenos, sobretudo, em fazer com que consigam compreender a atual situação do mundo.

Uma das alternativas para essa delicada tarefa é utilizar a literatura como ferramenta.

Devemos explicar a morte para crianças de forma mais natural, e uma das alternativas é utilizar a literatura como ferramenta. Lendo para elas ou permitindo que elas próprias entrem em contato com livros que possuam histórias sobre separação, perda e saudade, e conversar com elas sobre essas histórias, pode ajudar a prepará-las para quando for necessário lidar com a ausência de pessoas queridas.

Com o objetivo de auxiliar pais e familiares nessa delicada tarefa, selecionamos alguns livros infantis para explicar a morte para crianças. Veja a seguir:

  1. O Pato, a Morte e a Tulipa – Wolf Erlbruch

O livro do escritor e ilustrador alemão retrata a conversa de um pato e uma caveira (a morte) que está andando atrás dele. Ela explica que sempre esteve por perto e eles passam juntos as últimas semanas de vida do pato.

Apesar da tristeza de saber que a morte nos acompanha desde que nascemos, os diálogos são de poesia e muita beleza.

  • O coração e a Garrafa – Oliver Jeffers

Escrito pelo ilustrador irlandês, a narrativa é sobre uma curiosa menina que perde alguém que sempre estava com ela em suas descobertas. Provavelmente, seu avô. Triste, ela decide guardar seu coração em uma garrafa e, com o tempo, deixa de prestar atenção em diversas coisas. Até que encontra uma criança curiosa como ela foi e vê que precisa colocar seu coração no lugar.

O livro mostra que apesar de, muitas vezes, a tristeza demorar a passar, o coração batendo no peito continua sendo o mesmo.

  • Meu filho Pato e outros contos sobre aquilo de que ninguém quer falar – vários autores.

O livro contém seis histórias retratando acontecimentos que fazem parte da vida e que nos ajudam a crescer, seja a chegada de um irmão, a mudança de casa ou a perda de uma pessoa amada.

  • Menina Nina, duas razões para não chorar – Ziraldo

Talvez um dos livros mais comoventes escritos pelo autor do Menino maluquinho. A história aborda a dor de maneira delicada e cheia de esperança, falando de pessoas com quem Ziraldo conviveu.

A narrativa tem como pano de fundo a perda vivida por Nina- sua primeira neta – ao tomar conhecimento da morte de sua avó.

  • Roupa de brincar – Eliandro Rocha

A obra do escritor gaúcho Eliandro Rocha narra a história de uma menina que tem a tia como a pessoa mais divertida do mundo e sua atividade favorita é brincar no guarda-roupa dela. Mas, um dia tudo muda, ao chegar em casa percebe a tristeza da tia, nota que suas roupas perderam a graça e o guarda-roupa agora encontra-se praticamente vazio. Ao acompanhar o ponto de vista da garotinha é possível explicar a morte para crianças de um jeito bonito e inocente. O livro é indicado para os pequenos de quatro a 12 anos.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?