10 dicas simples para ter uma vida mais saudável

Data: 05/12/2022
Categoria:
vida saudavel editada

Encontrar o equilíbrio é o segredo para ter uma vida mais saudável. Que tal se inspirar em algumas dicas e descobrir como encontrar o seu próprio equilíbrio?

Uma pesquisa feira pelo IBOPE revela que 84% dos brasileiros entrevistados procuram uma vida saudável. No entanto, só um terço consegue de fato ter hábitos que colaborem para isso. O estudo mostra que 81% das pessoas querem se alimentar melhor e que, em 2020 durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, cresceu em 4,4% o consumo de alimentos in natura como frutas, feijão e hortaliças. Os dados são do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo).

A boa notícia é que existem inúmeras formas de ter uma vida saudável. Hoje vamos lhes apresentar dicas incríveis

1 – Organize sua rotina

Organizar a rotina é fundamental para conseguir ter uma vida saudável. Quem trabalha fora, por exemplo, precisa escolher se levará as refeições para o trabalho ou onde comerá durante o dia. E caso a opção seja levar, precisa tirar um tempo para cozinhar e deixar tudo congelado para facilitar sua vida. Separe um caderno para anotar sua rotina: horários de acordar e dormir, opções de refeições e lanches, demandas de trabalho. Já existem também alguns aplicativos que ajudam nessa organização. O ideal é anotar tudo num só lugar, para agilizar.

2 – Reeduque seu pensamento

Uma vida saudável envolve não apenas o físico, mas também a mente da pessoa. É muito comum não conseguir se adaptar a uma nova rotina quando você não muda o principal do seu corpo: a mente. Na verdade, com a cabeça saudável, é muito fácil criar uma rotina mais saudável.

Existem alguns exercícios que podem ajudar nesse processo, como a meditação. Fazer coisas que te relaxem como ouvir música e ler também ajuda. Acredite que você é capaz de mudar e todos os dias repita isso.

3 -Vá ao médico

Saiba como está a saúde do seu corpo. O ideal é uma vez ao ano fazer check-up. Se possível, também vá ao nutricionista. Dessa forma, manter uma alimentação saudável será simples.

4 – Faça refeições leves

É muito boa a sensação de comer, não ficar com fome e mesmo assim não se sentir inchado. Principalmente à noite, opte por fazer refeições que incluam frutas, verduras, legumes ou carnes brancas.

5 – Não pule refeições

Lembra que estamos falando de rotina? Então, se não criar um processo diário para seguir a longo prazo, não é uma rotina. E isso inclui as refeições, pular o café da manhã, por exemplo, pode fazer mal para o corpo. Quando você está há muito tempo sem comer, a fome se transforma em gula, e com isso, é mais fácil você comer alguma besteira. Tudo é uma questão de organização. Se antes de dormir você deixar a mesa do café da manhã pré-pronta, no outro dia bastará apenas passar o café e comer. Vale também pensar nas opções de lanche para consumir durante o dia.

6 – Saiba o que comprar no mercado

Nunca vá ao mercado com fome, pois as chances de você comprar coisas desnecessárias são grandes. Escolha produtos que variam entre integral, orgânico, sem glúten e zero açúcar.

7 – Tome água

Tomar água pode ser um dos seus primeiros objetivos, que tal? Durante muito tempo, 2 litros diários foi considerado o número mágico, mas hoje em dia, a OMS indica 35ml por Kg corporal (exemplo uma pessoa de 40KG tem que beber 1,4L diários, 50KG 1,75Le assim por diante).

Se você é o tipo de pessoa que não tem o hábito de beber água, carregue com você uma garrafinha. Dessa forma, será mais fácil lembrar que precisa se hidratar.

8 – Trace objetivos

A mudança deve começar aos poucos. Por isso, trace objetivos de pequeno, médio e longo prazo. Defina o que é importante para você. Por exemplo: na primeira semana tirar um tempo para descanso. Depois, fazer 150 minutos de atividades físicas na semana (o recomendado pela OMS). A reeducação é um processo que deve ser feito no seu tempo.

9 – Atividades físicas não precisam de horas de dedicação

Existem inúmeras opções de exercícios físicos, desde treinamento em casa, até caminhada, corrida e academia. Se você não tem costume de fazer exercícios, comece com pequenas doses. Treinos de 12, 15 ou 30 minutos podem trazer tantos benefícios quanto a prática diária de uma hora em academia. Já mencionamos o número mágico recomendado pela OMS: 150 minutos semanais de atividades moderada, o que equivale a mais ou menos 20 minutos diários. Encontre algo que você goste e com certeza esse tempo passará muito rápido.

10 – Não se cobre tanto

Crescemos acostumados a um estilo de vida. Então, quando precisamos mudar, isso gera um grande impacto. Não se cobre por não conseguir mudar da noite para o dia. Trace suas metas, se organize e saiba que você é capaz de atingir a transformação que estabeleceu para si mesmo.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?